RADIO

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Ao ler o Salmo 23:5 que diz: “Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.”
sendo bem otimista no meu percentual, creio que 99,9% (noventa e nove vírgula nove por cento) das pessoas que lêem este versículo acreditam que o salmista Davi escreve sobre:
Triunfar sobre os inimigos;
Vencer os inimigos;
Despojar os inimigos;
Abater os inimigos.
Inclusive, os inimigos tinham nomes, um deles era Saul, os outros eram da sua própria casa, os seus irmãos, Em I Sm 17:28 diz: “E, ouvindo Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se a ira de Eliabe contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? Com quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração, que desceste para ver a peleja.”
Não acredito que o homem que era segundo o coração de Deus (At.13:22) estivesse disposto a destruir/abater/despojar/triunfar seu rei e seus irmãos. Não creio.
Para os judeus a MESA era um lugar para resolver suas desavenças, era à MESA que eles resolviam suas diferenças, era à MESA que o pai chamava o filho para contar as proezas de Deus, era à mesa que o esposo tratava com sua esposa algo importante.
Quando Davi diz: “Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos”, Davi estava querendo dizer, em outras palavras, que desejava assentar à MESA com os inimigos, mas que esse encontro fosse preparado por Deus, para que eles pudessem resolver as suas pendências, que houvesse uma conversa séria entre eles e que disso tudo resultasse em PERDÃO. Que eles não fossem mais inimigos e sim que houvesse RECONCILIAÇÃO.
Talvez você esteja questionando o que está lendo, mas você lembra quando Pedro, após negar Jesus, foi pescar e viu na margem Jesus preparando peixe? Pedro mergulha e nada o mais rápido que pode para ter aquele encontro, pois Jesus havia preparado uma MESA com paes e peixe, em João 21:9 diz: “Logo que desceram para terra, viram ali brasas, e um peixe posto em cima, e pão.
Pedro sabia o que aquela MESA significava. Jesus estava oferecendo PERDÃO.
Não é a toa que com a mesma quantidade de vezes em que Pedro negou Jesus é a mesma quantidade de vezes que Jesus oferece o PERDÃO, veja João 21:15 a 17:
15 E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.
16 Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
17 Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: SENHOR, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
Que maravilha de Deus! Amados, a essência do reino de Deus é o PERDÃO.
Existe outra passagem bem conhecida sobre o Filho Pródigo quando após sua volta para casa o pai prepara uma MESA, um banquete. (Lucas 15:23) E ali, há um reencontro em que o PERDÃO é derramado.
Voltando para o Salmo 23, o versículo 6, “Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.” , complementa o que estamos escrevendo, Davi diz que a BONDADE e MISERICÓRDIA estará com ele todos os dias.
Mesmo que sobre a vida de Davi houvesse uma promessa onde Deus diz que “E eu derrubarei os seus inimigos perante a sua face, e ferirei aos que o odeiam.” ( Salmo 89:23 ). Para Davi o seu maior triunfo era estar bem com todos. Davi conseguia arrebatar o coração de Deus, Davi conseguia emocionar Deus com suas atitudes.
E você que está aí lendo esse texto, como está sua vida, será que não existem mágoas no seu coração? Será que a ira está habitando o seu ser? Será que você não tem que sentar à MESA com alguém e resolver algo que ficou mal esclarecido?
Só sentam à MESA aqueles que escutam a voz de Deus fazendo o convite, pois de nós mesmos, não resolveríamos e tenho certeza absoluta que o Senhor tem preparado uma MESA para sentarmos com aqueles que nos feriu, com aqueles que nós ferimos e estarmos com o passaporte carimbado para chegarmos ao céu.
Lembrando que, se não temos comunhão com quem vemos como teremos comunhão com Aquele (Deus) que não vemos?
Convido-te hoje mesmo a fazer como Davi.
E que a bondade e a misericórdia de Deus nos acompanhem.
Com temor
Bp.Anderson camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia do lugar onde Deus te colocou!

 (Gn 26:1-2). Não saia do lugar onde Deus te colocou!  Deus não queria que Isaque cometesse o mesmo erro que seu Pai Abraão havia cometido n...