RADIO

sexta-feira, 20 de março de 2015

Três Caminhos que Levam ao Caminho..
Provérbios 14.12 “Há caminho que, ao homem, parece direito, mas o fim dele são caminhos de morte.”
INTRODUÇÃO: Desde que nasce, o homem percorre o caminho traçado pela vida. Cada decisão, atitude ou palavra proferida o conduz por um caminho que vai desaguar em algum lugar. A questão é saber se este lugar é lugar de paz ou lugar de sofrimento. Vários são os tipos de caminho percorridos pelo homem. Vejamos alguns:
1. O CAMINHO DA BRUTALIDADE. Atos 9.3 - Saulo seguia para Damasco a fim de praticar brutalidade contra um povo pacífico. Mas o encontro inesperado com Jesus transformou seu caráter e mudou sua história a ponto de levá-lo a dizer: “já não vivo eu, mas Cristo vive em mim” . (Gálatas 2.20)
2. O CAMINHO DA IGNORÂNCIA – Atos 8.26 - O eunuco seguia para Gaza e, em sua ignorância, buscava saber de Deus, sem conseguir entender por si só de onde vinha a salvação. Também ele encontrou Jesus, através de Felipe. Deus, diante de um homem desejoso de conhecê-lo, procurou alguém que pudesse ser deslocado até ele para esclarecer-lhe as dúvidas e mostrar um Deus Todo-Poderoso que pode salvar a todos que se dispõem a segui-lo. Uns não podiam ir até ele (ocupados demais), outros não podiam entendê-lo (religiosos demais), outros não podiam alcançá-lo (puros demais). Então Deus precisou tirar Felipe de um lugar cheio de sua glória para levá-lo ao deserto, por amor de um homem. 
3. O CAMINHO DA DOR – Lucas 24.13 – Os discípulos caminhavam para Emaús, uma pequena aldeia perto de Jerusalé – Lucas 24.13 – Os discípulos caminhavam para Emaús, uma pequena aldeia perto de Jerusalém, carregando um fardo de dor e decepção, pois a morte tinha levado impiedosamente sua fonte de esperança para um lugar inalcançável e agora eles teriam que recomeçar sua trajetória por um caminho de tristeza. Ao lado deles um forasteiro caminhava observando-os. Era Jesus, que está sempre buscando a companhia dos fracos e oprimidos (Mateus 11.28). Jesus queria ver se eles tinham fé para perceber sua presença ali. Quando, finalmente, eles sentiram um arder no coração, Jesus se mostrou para eles e a festa começou. Eles redescobriram o caminho (o que é impossível para o homem é possível para Deus!). 
CONCLUSÃO – o João 14.6 mostra Jesus se apresentando como o Caminho. Mesmo que alguém esteja no caminho errado: Damasco, Gaza ou Emaús; Jesus pode ir ao seu encontro. Provérbios 30.19 fala de 3 caminhos que despertam a atenção do sábio: a águia no céu descreve um caminho de soberania; a cobra na rocha descreve um caminho de perigos, traição e morte; o navio no mar descreve um caminho de aventura, ousadia e desbravamento. Em textos bíblicos vemos diversas descrições acerca do caminho do homem: Provérbios 16.9, mas o Caminho do Senhor é perfeito (Salmos 18.30), eterno (139,24), vivo (Hebreus 10.20) e para alcançá-lo é preciso estar atento para: sua luz (Salmos 119.105); sua confiança (Salmos 37.5). Agora é com você: qual caminho você quer seguir? 
BISPO Anderson Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia do lugar onde Deus te colocou!

 (Gn 26:1-2). Não saia do lugar onde Deus te colocou!  Deus não queria que Isaque cometesse o mesmo erro que seu Pai Abraão havia cometido n...