RADIO

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Benoni ou Benjamim?
Existe um potencial de fé na vida das pessoas capaz de transformar histórias, mudar situações e circunstâncias. Acomodar ou mudar? Ousar em usar esse potencial é que define nossa vida.
Jacó é dos patriarcas, e no seu contexto histórico vivenciou muitas lutas e crises. Recebeu a benção da primogenitura, mas se tornou fugitivo porque usurpou a benção que era de seu irmão Esaú. Lutou com um anjo até ser abençoado. Trabalhou 14 anos para seu tio Labão para ter Raquel como esposa, o grande amor de sua vida. Raquel sua esposa era estéril., mas Deus lhe concedeu dois filhos com Raquel: José e Benjamim.
Quando tudo parecia bem, de repente, Raquel morre no parto de seu segundo filho, nasce então "Benoni - filho da minha dor". Aqui é o ponto onde queremos refletir sobre as reações de Jacó no momento de dor e lagrimas, e que determinou sua história de êxito.
1. Benoni - Filho da dor
Raquel teve um parto penoso, enfraquecida, veio a falecer. Mas antes coloca o nome da criança de Benoni, que significa: filho da minha dor. Era o anúncio da tragédia.
2. Filho da resposta
Jacó então decide usar de sua paternidade para abençoar a criança. Jacó vem quebrar as maldições. Aquela criança era fruto de um sonho, era o filho da resposta de Deus. No capítulo 30 de Gênesis, ao conceber Raquel a José, ela diz: "Da-me Senhor outro filho".
3. Escrever uma nova história
Jacó segura o menino e começa a mudar a história da criança. Que culpa tinha a criança? Jacó tinha duas possibilidades: Lembrar da criança como razão da morte de Raquel, lembrar de tudo o que poderia ter vivido com sua amada, com isso alimentar no coração um ódio da criança, ou mudar a história do menino. E Jacó escolheu a segunda possibilidade.
4. Benjamim - Filho da felicidade
Jacó levantou e disse: "não vou aceitar essa situação, Benoni, não!" Avise a todos, que ninguém chamará o menino de Benoni, a partir de agora ele será chamado Benjamim, o filho da felicidade. Jacó muda o decreto sobre a vida da criança ao mudar seu nome.
Existe uma realidade espiritual. O que vivemos na terra é resultado do mundo espiritual. Mundo esse que está observando tua vida e tuas palavras. O que você declara diante as situações que vive gera lago positivo ou negativo no mundo espiritual, que trará suas consequências aqui na terra. Benoni ou Benjamim, quem você escolhe ser?
A minha dor precisa gerar felicidade. Não deixe ninguém usar das suas dificuldades para tirar sua fé ou zombar de você. A tristeza de hoje será transformada em alegria amanhã, a luta em vitória, o medo em coragem, a fraqueza em força. Escolha ser Benjamim.
Confira Gênesis 35:16-19.
Bispo Anderson Camargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia do lugar onde Deus te colocou!

 (Gn 26:1-2). Não saia do lugar onde Deus te colocou!  Deus não queria que Isaque cometesse o mesmo erro que seu Pai Abraão havia cometido n...