quinta-feira, 20 de julho de 2017

AS FILHAS DE ZELOFEADE
“As filhas de Zelofeade falam o que é justo; certamente, lhes darás possessão de herança entre os irmãos de seu pai e farás passar a elas a herança de seu pai.” (Nm 27:7)
A Bíblia relata a história de cinco mulheres especiais, de cinco filhas de Deus que não se conformaram com a condição de exclusão sobre suas vidas e que foram precursoras em sua época. Me refiro as filhas de Zelofeade, as “filhas da herança”
Zelofeade era da tribo de Manassés que acabou padecendo no deserto. Embora não tendo participado daqueles que “congregaram contra o Senhor”, Zelofeade morreu no seu próprio pecado, por acreditar nos espias murmuradores e descrentes(Nm 27:3). Porém diz a Bíblia que cinco de suas filhas achegaram-se a Moisés para reivindicar a herança de seu pai. Até aquele momento, a lei hebraica só concedia direito aos filhos, porém as filhas de Zelofeade não possuíam irmãos.
Diz as Sagradas Escrituras que Moisés levou a causa delas ao Senhor e intercedeu por elas. A resposta do Senhor foi positiva as filhas de Zelofeade.
O livro de Salmos no cap 84 diz que o Senhor não sonegará bem algum aos que andam na retidão, ou seja, que andam retamente (Sl 84:11b).
Por falarem e por viverem uma vida reta diante do Senhor as filhas de Zelofeade alcançaram o favor do Senhor e receberam a possessão por herança da parte do Senhor (Nm 27:7;36:2).
E através da vida e do pedido daquelas mulheres, todo aquele que não possuísse filho homem, sua herança passaria para a filha(Nm 27:8).
* O Nome delas era Macla,Noa,Hogla,Milca e Tirza.
Tanto a história das filhas de Zelofeade, bem como, o significado de seus nomes possuem um significado espiritual para toda mulher que deseja seguir a Deus.
1) Macla – O nome da primeira filha é Macla que significa “confiança“. O salmos 125 diz que aqueles que confiam no Senhor são como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre(Sl 125:1). Toda mulher deve ser “macla”, confiante em seus propósitos, que não se abala com as circunstâncias, nem esmorece ante as adversidades da vida. Macla é a mulher que confia no Senhor e por isso será bem aventurada(Sl 40:4)
2) Noa – Significa “aquela que não se detém“, que ninguém pode deter. É aquele que persevera em oração, que não é morosa, parada, detida ou interrompida. Noa é a mulher trabalhadora, que persevera em seu propósito e em conhecer Deus. É aquela mulher que crê até o fim, até que o plano de Deus seja cumprido em sua vida e sob aqueles que o cercam. É a mulher determinada e cheia de fé como a sunamita dos tempos de Eliseu (2 Rs 4:8-37).
3) Hogla – Significa “aquela que não anda com os pés amarrados” . Que não está amarrada aos cuidados deste mundo, mas que anda pela fé em Deus todos os dias de sua vida. Por não ser “amarrada” se assemelha a um “navio mercante que sai de um lugar a outro trazendo mantimento a sua casa (Pv 31:14-15) Hogla é a mulher abnegada, desprendiosa e fiel a Deus
4) Milca – Milca significa “aquela que tem autoridade“. Existe diferença entre ter autoridade e ser autoritária. Milca representa a mulher com autoridade sem ser insubmissa. Uma mulher respeitada por seu marido, por seus filhos e por sua comunidade (Pv 31: 28-31)
5) Tirza – Por fim, Tirza, que significa “deleite“, a delícia da vida e prazer de Deus. É a menina do seus olhos como Israel , a noiva(Igreja). “Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração.” (Sl 37:4)
Certamente elas conversando entre si e dizendo uma pra outra: Vamos lutar pelo que nós confiamos, com coragem! Precisamos mostrar a todos que confiamos no Deus a quem nós servimos, não é a toa que meu nome significa CONFIANÇA, a outra diz isso mesmo, não podemos ficar aqui paradas, não vamos nos DETER, pois não estamos com nossos pés amarrados, vamos lá falar agora mesmo com Moisés. Então elas vão até lá, mesmo correndo o risco de serem apedrejadas pois lá havia muita gente, estavam numa reunião com Moisés, os príncipes, o sacerdote, mas elas se arriscaram mesmo assim. Porque naquela época as mulheres não tinham direito de falar e muito menos numa reunião para decidir as posses de terra, elas vão destemidas e com ousadia.Quem fala é Milca, a que tem AUTORIDADE. Então Moisés as escuta e diz: Esperem aqui, que eu vou aqui ter um particular com Jeová, vou falar com o meu Deus e volto já com a resposta. E enquanto Moisés está falando com o Senhor, parece que posso ouvir os cochichos dos que estavam ali, dizendo: elas não já sabem que não tem direito, como elas tem coragem de vir aqui, a lei diz que elas não vão receber nada, porque são mulheres. E grande foi a surpresa pra muitos quando Moisés volta com a resposta. Porque alguém já olhava pra elas como quem diz: Coitadinhas delas, não tem direito! Mas a resposta de Deus foi impactante! Deus manda Moisés mudar a lei pra dar vitória as filhas de Zelofeate. E Moisés chama as cinco e parece que vejo Moisés olhar nos olhos de Tirza e dizer descansem, se DELEITEM pois será dado a vocês a herança de vosso pai. E elas se abraçam felizes e grande foi a emoção, elas diziam, eu tinha certeza que Deus estava do nosso lado.
Nosso Deus é o justo Juiz, e a tua causa entrega perante o Senhor, assim como Moisés entregou ao Senhor a causa daquelas mulheres. Por causa delas até quem não tinha direito, agora vai ter. Porque assim estava escrito: “Quando alguém morrer e não tiver filho, então fareis passar a sua herança à sua filha. E, se não tiver filha, então a sua herança dareis a seus irmãos. Porém, se não tiver irmãos, então dareis a sua herança aos irmãos de seu pai.
Se também seu pai não tiver irmãos, então dareis a sua herança a seu parente, àquele que lhe for o mais chegado da sua família, para que a possua.” (Nm 27:8-11).
Deus muda lei, quebra protocolo mas dá vitória a quem é filho seu. Até o último da fila vai receber, não importa se você estava no final da fila de espera! Você é herdeiro de Deus, toma posse do que é teu. O direito é teu!
Todas as filhas de Zelofeade receberam a sua herança pela retidão que tiveram a Deus. Seus nome e significados, apresentam cabalmente o relato da mulher virtuosa. Portanto aprenda com elas e como Macla, aprenda a CONFIAR, como Noa, não te DETENHAS, como Hogla, não se AMARRE e vá a luta, pois como a Milca Deus te deu AUTORIDADE e por fim assim como fez Tirza, DELEITA-TE no Senhor porque ele concederá o que deseja o teu coração!!
Bispo Anderson Camargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O PÃO TORRADO. (JZ 7:13) - Chegando, pois, Gideão, eis que estava contando um homem ao seu companheiro um sonho, e dizia: Eis que tive um ...